sábado, 1 de dezembro de 2007

The Apartment (1960)

.
Haveria melhor maneira de começar o fim-de-semana? Duvido. Que bem que soube ver este filme com Jack Lemmon e Shirley MacLaine.
Lembro-me sempre da simpatia De Jack Lemmon na entrevista ao Mário Augusto em Nos Bastidores De Hollywood e do facto do Mário - muito justamente - frisar que Lemmon era um dos nomes grandes da "época dourada" de Hollywood. Já Shirley MacLaine foi uma surpresa completa. Daquelas mesmo muito boas. O único filme de MacLaine que vira até hoje tinha sido In Her Shoes (2005). E logo na altura fiquei impressionado com aquela long-lost grandmother cheia de sabedoria. Mas passar daí para uma Shirley MacLaine de 26 anos... Fiquei de boca aberta, como se costuma dizer :)
Uma palavra também para Billy Wilder, naturalmente. É o 3º filme que vejo dele. E o 3º que adoro. Há uns bons anos vi Stalag 17 (1953), este ano fiquei completamente deslumbrado quando vi o magistral Sunset Blvd. (1950) e hoje vi The Apartment (1960). Se não é um dos maiores realizadores de todos os tempos, anda a enganar-me bem.

R.E.M. - R.E.M. Live (2007)

.
Super-recomendado.