segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Synchronized Swimming

.

O weliveonlytodiscoverbeauty regressa no próximo ano com a lista dos filmes e álbuns que mais me agradaram em 2007. Até lá, deliciem-se com este maravilhoso video, que deve ser das coisas mais belas que coloquei neste blog até hoje.

Um óptimo 2008 para todos!

Acabar o ano em beleza

.
Eastern Promises (2007) Depois do mediano A History of Violence (2005), Cronenberg regressa em grande. A história é boa (podia estar mais bem trabalhada, mas enfim...) e o "meio" (o submundo da mafia russa em Londres) é super-interessante. Naomi Watts não desilude e acaba, na minha opinião, por ser Cassel o elo mais fraco do elenco (até o considero muito bom actor mas simplesmente não me convenceu neste papel).
Já Nikolai é, sem sombra de dúvida, a estrela do filme e a "figura" de 2007. Fabuloso (e, por conseguinte, inesquecível) desempenho de Viggo Mortensen. Frio, cruel e implacável mas simultâneamente ambíguo e com um lado mais vulnerável que a presença de Anna acaba por expôr. Como muito bem escreveu a H. "a sua aura preenche o filme, não precisa sequer de falar". Fico a torcer para que Viggo leve para casa o Oscar de melhor actor.
.
Venus (2006) Tinha ficado para trás mas em boa hora o recuperei para me fazer companhia neste final de ano. Tal como em Eastern Promises (2007), temos uma personagem acima de todas as outras: Maurice, brilhantemente interpretado por Peter O'Toole. Mas o filme é, diga-se, bem mais que a towering performance de O'Toole (que, muito justamente, lhe valeu a nomeação para o Oscar).
Não posso deixar de destacar igualmente o excelente supporting role desempenhado por Leslie Phillips e as magníficas cenas entre O'Toole e Vanessa Redgrave (que faz de sua ex-mulher e mãe dos seus filhos). As canções de Corinne Bailey Rae assentam que nem uma luva ao filme. Venus (2006) não agradará certamente a todos. Mas eu gostei. E muito.

VA - Woman In Jazz (2007)

.
Nina Simone, Ella Fitzgerald, Caecilie Norby, Diana Krall, Cassandra Wilson, Peggy Lee, Billie Holiday e muitas mais. Uma óptima colectânea!

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Álbuns escutados na quadra natalícia que merecem uma referência:

.
Glen Hansard & Markéta Irglová - Once Soundtrack (2006)
.
Jim Tomlinson - The Lyric Featuring Stacey Kent (2006)
.
Chris Botti - Live - With Orchestra & Special Guests (2006)
.
Fausto Bordalo Dias - 18 Canções De Amor
E Mais Uma De Ressentido Protesto (2007)
.
.
P.S. O álbum ao vivo de Botti e a OST de Once vão garantidamente figurar entre os melhores de 2007 ;)

Filmes vistos na quadra natalícia que merecem uma referência:

.
This Is England (2006) The film follows Shaun (played superbly by newcomer Thomas Turgoose), a 12 year old being borough up in early 80's, Thatcher's Britain. He has lost his father in the Falklands war and suffers bullying and isolation until he is befriended by a group of skinheads. The happy band are challenged when Combo, an older, nationalist skinhead is released from prison.
This Is England won Best British Independent Film and Thomas Turgoose won the Most Promising Newcomer Award at the 2006 British Independent Film Awards. A good film, well worth seeing.
.

A Perfect World (1993) «Is not Clint Eastwood's best work, but it is a bit underappreciated.» Ora é isso tudo! Sem tirar nem pôr!! A Perfect World (1993) tem bastante qualidade e gostei mesmo do filme. Kevin Costner está muitíssimo bem e o miúdo (T.J. Lowther), que Costner faz refém, então nem se fala. O filme é verdadeiramente destes dois. Eastwood não sabe o que é representar mal e acho que foi a primeira vez que gostei realmente de ver a Laura Dern, que está excelente no papel de criminologista.
.
Grosse Pointe Blank (1997) Há imenso tempo que andava para ver esta black comedy com John Cusack (de quem sou particular fã) e Minnie Driver (que considero ser uma actriz muito, muito especial. Bela e talentosa como poucas - por acaso já ouviram algum dos álbuns que ela editou? Muito bons, digo-vos já… -, apaixonei-me por completo por ela em Good Will Hunting. Aquele seu papel foi o casting perfeito, seguido da prestação perfeita. Que “química” com Matt Damon!!).
Em Grosse Pointe Blank não temos uma performance desse nível por parte de Minnie mas há que dizer que ela contracena muito bem com Cusack, esse sim ao seu melhor nível. Alan Arkin está simplesmente excepcional no papel de psiquiatra, Joan Cusack também muito bem [é engraçado que antes de ver os filmes em que ela entra, não sei porquê, tenho sempre um certo receio de vir a achar que ela está “a mais”. No final, verifico que acaba por estar invariavelmente no lugar certo. Foi assim em Broadcast News (1987), Friends With Money (2006) e agora em Grosse Pointe Blank (1997)] e o filme conta ainda com uma muito cuidada ‘eighties soundtrack.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Feliz Natal

.

Os meus 3 filmes de Natal favoritos

.
The Family Stone (2005)
.
Serendipity (2001)
.
Die Hard (1988)

sábado, 22 de dezembro de 2007

Man Ray - Glass Tears (1932)

.

António Pinho Vargas - As Mãos, O Melhor De António Pinho Vargas (1998)

.
O meu álbum preferido dos sábados de manhã e, inquestionavelmente, um dos álbuns da minha vida. Sim, em Portugal também se compõe música de primeiríssima qualidade!

Ilan Eshkeri - Stardust Soundtrack (2007)

.
A banda sonora de Ilan Eshkeri fez com que Stardust tivesse ainda mais magia.

Chris Rea - Driving Home For Christmas

.


Uma das minhas canções de Natal preferidas.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Foi desta!

.
Sim, é isso mesmo que estão a pensar. Retomei ontem as Gilmore Girls :)))

Jane Monheit - Taking A Chance On Love (2004)

.
On her fourth album, Taking A Chance On Love, singer Jane Monheit makes her leap to the majors.

Stardust (2007)

.
Não sei bem porquê ia um pouco de pé atrás em relação a Stardust, confesso. Mas os meus receios revelaram-se completamente infundados. Stardust é, sem dúvida nenhuma, um triunfo. Alguns dos pontos que me agradaram particularmente: the story (of course), O'Toole como rei, Danes (quite literally, a star), Kate Magowan no papel de Una, Rupert Everett como vilão, Sarah Alexander (que saudades de Coupling!), um score do melhor que ouvi em 2007 e, last but not least, um sentido de humor que me agradou sobremaneira.
Se gostaram de The Princess Bride (1987) ou The Chronicles Of Narnia (2005), então este filme é mesmo para vocês. Stardust, uma estrela bem cintilante no universo cinematográfico de 2007.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Stacey Kent - Breakfast On The Morning Tram (2007)

.
Eis o que eu considero ser uma maravilhosa prendinha de Natal para o meu sapatinho. De cantora revelação de 2005, Stacey Kent passou, num ápice, a uma das minhas eleitas. Nowadays quando penso em vocal jazz, é o nome dela que está no topo da lista. Breakfast On The Morning Tram tem, naturalmente, lugar cativo nos melhores álbuns de 2007.

P.S. Stacey Kent vai actuar no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém a 14 de Março. Os bilhetes já se encontram à venda e custam entre 20 e 27,5 euros. O meu conselho é que não percam a oportunidade de ver esta talentosíssima cantora ao vivo.

VA - In The Mood For Love Soundtrack (2000)

.
É completamente impossível falar em In The Mood For Love (2000) sem destacar a sua banda sonora, tal a importância que esta tem no filme. Aquelas canções de Nat King Cole em castelhano, então... tremendas!

In The Mood For Love (2000)

.
Com In The Mood For Love (2000) de Wong Kar-Wai dou por concluído um "mini-ciclo" de sugestões de cinema asiático que iniciei no post de All About Lily Chou-Chou (2001) em inícios de Outubro.
Tudo filmes que adorei ver, como não podia deixar de ser. Infernal Affairs (2002), The Twilight Samurai (2002), My Sassy Girl (2001), The Art Of Seduction (2005), Crouching Tiger, Hidden Dragon (2000), Kekexili (2004), Nobody Knows (2004) e Welcome To Dongmakgol (2005). E não esquecer que já antes tinha falado em A Viagem De Chihiro (2001) e em 3-Iron (2004). Mais sugestões de filmes orientais surgirão em 2008 ;)
.
Written, produced and directed by Wong Kar-Wai , In the Mood for Love is probably the most breathtakingly gorgeous film of 2000, dizzy with a romantic spirit that has been missing from the cinema forever. In the early 1960s, in a community of Shanghai refugees living in Hong Kong, Maggie Cheung and Tony Leung play characters married to other people who are renting rooms in apartments next door to each other. They meet, talk and eventually realize that their frequently traveling spouses are off having an affair with each other. They come to lean on each other, developing a complex emotional bond and that need is suffused with desire, which they are unsure how to act upon.
.

Bernard Herrmann - Vertigo Original Motion Picture Soundtrack (1958)

.
Vertigo (1958) foi um dos melhores filmes que vi este ano, senão mesmo o melhor. A magnífica soundtrack de Bernard Herrmann contribui para que esta masterpiece de Hitchcock seja ainda mais grandiosa.

Ouvi e gostei de... (II)

.
Suzanne Vega - Nine Objects Of Desire (1996)
.
Rigmor Gustafsson - Plan #46 (1999)
.
Mary J. Blige - Growing Pains (2007)

Rescue Dawn (2006)

.Que prestação do Christian Bale!

Nek Chand - Rock Garden (Chandigarh, Índia)

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Red Road (2006)

.
Vi ontem e merece bem aqui uma referência.

Count Basie - The Complete Atomic Basie (1994)

.
One of the finest big band jazz albums ever made.

Rounders (1998)

.
For lovers of gambling and gangster movies. Interesting story and great acting by Matt Damon, Edward Norton, John Malkovich, and Martin Landau.

Leonard Rosenman - Rebel Without A Cause Soundtrack (1955)

.
A banda sonora do filme de Nicholas Ray também não me passou despercebida.

George Gershwin - Manhattan Soundtrack (1979)

.
«They somehow managed to capture a sound that means New York, that New York we romanticize about.» De facto, é difícil encontrar uma banda sonora que se identifique tanto com uma cidade como a soundtrack do filme de Woody Allen se identifica com Nova Iorque.

Zeitgeist, The Movie (2007)

.
Teorias da conspiração? Maybe... Mas há também algumas questões que são levantadas que me parecem bem razoáveis. Vejam e tirem as vossas próprias conclusões.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Nazaré

.

Little Miss Sunshine (2006)

.
Como já escreveram (e muito bem) por aí: são filmes destes que fazem falta! São filmes destes que nós queremos!